Japoneses atravessam o mundo para participar de torneio de frescobol em Iguaba Grande

Após meses de planejamento, vaquinha e aulas de português, um grupo de japoneses conseguiu atravessar o mundo para participar de um torneio de frescobol no Brasil. Os 14 atletas estão em território brasileiro desde o último fim de semana e vão disputar a 1ª Etapa do Circuito Lagos em Iguaba Grande, no litoral fluminense.

O time japonês é da cidade de Zushi, localizada na província de Kanagawa. A delegação veio ao Brasil por meio da Associação Japonesa de Frescoball (JFBA, da sigla em inglês).

Na terça, os japoneses fizeram um primeiro treino no Brasil, “na Praia de Copacabana, berço do frescoball”. E na sexta finalizaram a preparação e se deslocaram para Iguaba Grande.

“A seleção japonesa de frescobol completou um estágio em Copacabana e seguirá para Iguaba Grande, sede do torneio. Todas as duplas estão bem treinadas! O campeonato brasileiro finalmente chegou”, escreveu a JFBA, no Twitter, nesta sexta-feira.

Antes de chegarem ao Brasil, os atletas japoneses fizeram uma campanha de crowdfunding para arrecadar dinheiro e financiar a viagem. “Obrigado a todos que apoiaram”, diz postagem no blog da JFBA. “Gostaria de expressar minha profunda gratidão pelas muitas mensagens calorosas e apoio que recebi”.

Prática na neve

A modalidade – descrita pela JFBA como o “esporte da compaixão” – vem ganhando praticantes no Japão. No país asiático os torneios acontecem inclusive na neve.

Em seu site oficial, a JFBA apresenta sua “filosofia” sobre a modalidade esportiva: “O frescobol, originário do Rio de Janeiro, Brasil, será reconhecido e difundido como um esporte cada vez mais amado e, como uma rica cultura esportiva, buscaremos o desenvolvimento saudável da mente e do corpo das pessoas”.

Disputa

O evento em Iguaba Grande acontece na praia do Popeye, com início às 8h30. Cerca de 80 atletas vindos de diversas cidades do estado do Rio de Janeiro e das cidades de São Paulo e Vitória, além da delegação japonesa, participam da competição.

“O Frescobol é um esporte que atrai todas as idades, além de contribuir muito para o condicionamento físico. Outro fator muito legal, é que a atividade gera a interação com outras pessoas, pois é disputada em duplas. A etapa de Iguaba está trazendo muitos atletas de outros lugares, será uma linda festa”, disse o instrutor de frescobol da Academia Popular e atleta, Claudinho Carvalho, ao site oficial do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat