O cabo-friense Leanderson foi eleito pela Associação de Futsal do Cazaquistão o melhor fixo da temporada 2022/2023. O camisa 12, foi vice-campeão com o Ayat da Liga Cazaque. É a segunda vez que o jogador conquista o prêmio, já que no ano passado ele também foi escolhido pelos presidentes, treinadores e capitães como o melhor defensor.
Em sua segunda temporada no Ayat, o jogador de 33 anos já atuou 86 vezes pela equipe cazaque e é ídolo no clube.
“Muito feliz por esse prêmio, pois mostra que o clube fez uma grande temporada e quando o coletivo vai bem aparecem as individualidades também. Compartilho esse prêmio com meus companheiros e agradeço a Deus, minha família e amigos pelo suporte durante toda temporada”, disse Leanderson, que completou:
“O legal da premiação é que é definida pelos presidentes, treinadores e capitães, ou seja, de uma forma bem democrática. Isso me deixa muito feliz, individualmente é muito gratificante ser eleito melhor defensor da Liga”, concluiu.
O prêmio de melhor defensor pelo segundo ano consecutivo mostra a evolução do atleta no leste europeu. Leanderson sempre se caracterizou por ser bom tecnicamente, muito habilidoso e excelente driblador, além de ser considerado pelos seus ex-treinadores com boa leitura tática. Entretanto, quando precisou ir para a defesa, continuou se destacando.
“Leanderson sempre foi um ala driblador, mas sempre foi muito bom no 1×1 defensivo. Com o passar do tempo, com a inteligência de jogo que também sempre foi característico, melhorou sua leitura e hoje consegue jogar por antecipação, tendo inclusive mais vida útil no jogo. Seria uma tendência natural com o passar do tempo, mas conseguiu ser o melhor defensor numa liga onde tem o Douglas, que foi o terceiro melhor jogador do mundo no último mundial! Não é pouca coisa, é apenas a comprovação daquilo que quem esteve por perto e teve a oportunidade de trabalhar sabiam. Ele é o orgulho de uma comunidade, não apenas da família dele”, concluiu Wagner Kbça, treinador que revelou Leanderson e que chegou comandá-lo no Ayat, na temporada 2021/2022.